ÓLEOS VEGETAIS E SEUS BENEFÍCIOS NOS CABELOS

Por sua semelhança com a estrutura da pele, os óleos vegetais reagem melhor com o tecido e permitem que tanto a água, como outros princípios ativos existentes nos cosméticos aplicados sejam bem absorvidos.
Saiba como fazer umectação nos fios utilizando Óleos vegetais
Azeite de Dendê (ou óleo de palma)
Dicas de uso:
- Uma ou duas colheres de sobremesa misturadas ao creme de hidratação dependendo do estado do cabelo e do tamanho do mesmo;
- Não há necessidade de lavar com shampoo após a hidratação.
- Loiras devem fazer teste da mecha. Algumas meninas relatam manchas amareladas nos fios;
- Condicionar depois da hidratação, para neutralizar o cheiro muito ativo. Apesar que muitas meninas não sentem necessidade;
- Se passar o dendê puro use luvas, pois pode manchar a pele. Se misturado ao creme não há riscos de manchas.
Óleo Vegetal de Côco
Para deixar os cabelos menos secos, mais fáceis de pentear e mais fortes, deve ser aplicado uma vez por semana, sem condicionador. "Como apresenta a mesma constituição da derme, o óleo de côco natural ajuda a limpar o cabelo sem agredí-lo, mantendo a sua hidratação natural. O óleo vegetal de côco hidrata e amacia o fio do cabelo, oferecendo grande variedade de elementos nutritivos, como magnésio, potássio, cálcio e ferro”, completa.
Dicas de uso:- Em um liquidificador bata a água de côco com a polpa do fruto verde por um minuto. Para cabelos muito danificados, vale acrescentar um pouco de óleo vegetal de côco. A pasta obtida é aplicada como máscara capilar. Deve ficar sobre os fios durante cerca de 40 minutos e serve para todos os tipos de cabelo. Não tem contra-indicações e pode, inclusive, ser feita em crianças;
- Passar nas pontas do cabelo como reparador;
- Na umectação noturna;
- Junto com a hidratação.
Como conseguir o óleo de côco em casa:
O côco dever ser fresco, maduro. Jamais seco. Uma vez partido, retirar a castanha e ralá-la ou então bater no liquidificador com um pouco de água quente, a película escura deve ser retirada antes.
Óleo de Babaçu
É produzido pelas amêndoas retiradas do interior do fruto de uma palmeira encontrada no Norte do Brasil.Apresenta propriedades parecidas com o óleo de dendê. Possui alto teor de ácido láurico.
Use nas hidratações semanais ou para fazer umectação.
Óleo de Mamona
Também conhecido como óleo de rícino. É rico em ácidos graxos e é conhecido por atuar como um umidificante, chamando a si própria umidade. Ele tira as toxinas do couro cabeludo, nutre, hidrata e deixa o cabelo mais encorpado, estimula o crescimento, ajuda a eliminar as pontas duplas e dá balanço. Praticamente milagroso!
Dicas de uso:- Como selante para as pontas;
- Como óleo de massagem para o couro cabeludo (se usar depois de uma massagem com açúcar mascavo fica melhor ainda);
- Misturar com o condicionador para aumentar o poder de hidratação;
- Colocar no cabelo e envolver com uma touca plástica para efeitos de máscara (melhora bastante se misturar com mel e condicionador);
- Misturar com outros óleos (jojoba, oliva, côco...) e usar como um tratamento pré-shampoo;
- Usar como pós-condicionador quando o cabelo ainda estiver úmido.
Azeite de Oliva
Há cinco mil anos, as mulheres egípcias descobriram os efeitos benéficos do azeite de oliva para sua pele e cabelos e passaram a utilizá-lo como emoliente. O azeite de oliva possui vitaminas A, D, K e E, e é um poderoso antioxidante, o que ajuda a retardar o envelhecimento. A oliveira é uma árvore capaz de regenerar e autoproteger.Por todas as suas propriedades, ele se revelou como uma estrela da cosmética. Suas aplicações na área da estética e beleza são inumeráveis: funciona como anti-rugas, hidratante e suavizante para peles secas; é purificador, calmante, e serve para amolecer as impurezas da pele e tornar mais fácil a remoção; melhora a elasticidade da pele, dá brilho aos cabelos e é perfeito para banhos relaxantes e massagens.
Dicas de uso:- Colocar uma ou duas colheres de sopa de azeite nas hidratações semanais;
- Na umectação;
- Passar após o shampoo e deixar alguns minutos;
- Puro de um dia para o outro;
- Colocar algumas gotinhas no leave in.
Óleo de Linhaça
O óleo de linhaça, ou semente de linho, é um ácido graxo essencial que oferece vários benefícios à saúde, incluindo um bom metabolismo de gordura, produção de energia, regulação de funções celulares e cicatrização de tecidos e machucados. Combate a queda capilar e também acelera seu crescimento.
Dicas de uso:- 2 colheres de máscara hidratante; 1 colher de sobremesa do óleo; 2 ml de Bepantol.
Misture tudo e aplique no cabelo logo após o enxágue do shampoo. Deixe por uns 3 minutinhos e enxágue. Por fim, passe o condicionador para fechar as cutículas. - 6 colheres de condicionador ; 2 colheres do óleo; 1 colher de queratina em gel; 2 ml de Bepantol.
- Misture tudo e aplique no cabelo seco. Deixe agir por umas 4 horas depois enxágue bem.
Fonte blog Cabelos Cacheados
Onde encontrar pela net
http://www.emporioaroma.com.br
http://www.sabaoeglicerina.com.br/
Olá sou a Rarishina e gostei muito das dicas com os óleos. A matéria está ótima, explicativa e organizada. Parabéns, JESUS abençoe a todos.
ResponderExcluirObrigada Rarishina.
ResponderExcluirBjos
olá Dany, parabéns pelas dicas, estou começando agora a deixar de colocar química nos meus cabelos, logo tenho várias dúvidas. Mas com relação a essa matéria, gostaria de saber se não tem problema fazer massagem no couro cabeludo, já que tenho a raiz mais oleosa do que o resto do cabelo. Um grande beijo!!!
ResponderExcluirolha massagem geralmente as meninas usam o óleo de rícino porém como eu tenho facilidade p caspa eu não passo no couro cabeludo somente no comprimento.
Excluir