QUIMICA NA GESTAÇÃO E AMAMENTAÇÃO
Uma das coisas que as pessoas acham que ocorre é que a química vai para o organismo, isso é não ocorre para todas as quimicas capilares, pensem se nosso couro absorvesse tdo o que cai no couro cabeludo o shampoo faria mal tbm não acham? lembrando que existem orgões para fiscalizar a quantidade de composto quimico de todos produtos voltado para uso humano, por isso é importante pesquisa a marca antes e saber se ela é cadastrada e possui o certificado da anvisa, uma quimica proibida pela anvisa justamente por que tinha a capacidade de absorção para o organismo era o formol!
O motivo que todo medico coloca restrição é pq o produto em si se não retirado corretamente dos fios podem causar alergia na gestante por estar com mais sensibilidade e no bebe uma vez que se tem o contato, uma vez que deitamos e pode ficar produto no travesseiro são esses cuidados que todaaa MÃE deve ter, porém é mais fácil e pratico o medico falar não use enquanto amamentar, pq são nos 6 primeiros meses que o bebe e sensível a tdo até mesmo ao cheiro ( amonia é toxica), e vamos lembra que as químicas antigamente causavam ate queimadura no couro imagina o cheiro e isso em contato com a pele do bebe. Então não tem nada a ver. Pq nem tudo que usamos na pele ou couro cabeludo é ABSORVIDO para nossa corrente sanguínea. Com excessão de alguns componentes que podem ser absorvidos justamente por serem fabricados com ativos especificos para penetrar as camadas de nossa pele, um exemplo que dou seria os adesivos para para de fumar e anticoncepcionais!
Meu conselho é espera até o 6 mês de gestação qdo o feto ja esta quase todo formado, ou usar após o 6 mes do bebe, O risco de ativos cancerígenos existe é devemos nos atentar as escovas progressivas que anos atrás foram reprovadas varias marcas que continham formol mais não era informado, por isso que nesse período é importante pesquisa o que se vai usar, e na duvida não use! SEMPRE CONSULTE SEU MEDICO PARA LIBERAÇÃO
Abaixo pesquisas e relatos médicos
Existem poucos estudos referentes a tintura de cabelo utilizada durante a gravidez humana. Em estudos com animais, doses 100 vezes maiores do que as utilizadas em seres humanos não mostraram alterações significativas em fetos em desenvolvimento. Sabemos que apenas uma pequena quantidade de qualquer produto aplicado ao seu couro cabeludo é realmente absorvida em seu sistema e, portanto, disponíveis para chegar ao desenvolvimento do bebê.
Segundo o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas (ACOG), tinturas de cabelo são provavelmente seguros para uso durante a gravidez por apresentarem pouca absorção através da pele. No entanto, ainda é importante ser cauteloso. Muitos profissionais de saúde recomendam que mulheres grávidas não usem tinturas permanentes durante os três primeiros meses de gestação. A preocupação seria de que os produtos de inalação utilizados durante o processo poderiam ser prejudiciais para o bebê em desenvolvimento. Tinturas permanentes contêm amônia, que tem uma fumaça química forte. A recomendação é evitar tinturas de cabelo que contenham amoníaco. O aviso de inalação química também se aplica aos produtos de alisamento.
Tinturas semi-permanentes ou descoloração por luzes podem ser considerados mais seguros para mulheres grávidas. No procedimento de luzes, o corante é limitado às folhas e não será absorvida pela pele. Tinturas naturais, como henna, também são consideradas seguras para a coloração de cabelo durante a gravidez. O mesmo ocorreria em relação à amamentação: como pouco é absorvido pela pele, é improvável que passe para o leite materno. A solução de fixação / neutralização usada durante colorações permanentes e nos processos de alisamento podem irritar o couro cabeludo, mas não afetam outras áreas do corpo.Resumindo, não há um consenso médico se as tintas são prejudiciais ou não durante a gravidez. Produtos com amônia devem ser evitados no primeiro trimestre pelo perigo de malformações. Shampoos tonalizantes são permitidos. Luzes, reflexos, ballayage são autorizados, mas sempre procurando fazê-los longe da raiz. http://www.denisesteiner.com.br/ginecologia/produtos_%20quimicos_capilares_e_gestacao.html
Alisamentos entram na categoria de tratamentos perigosos por conterem o tioglicolato, uma substância tóxica e volátil, que se absorvida ou aspirada pode fazer mal ao bebê. Alguns desses tratamentos podem conter também, o formol. “Esses produtos, além de proibidos pela Anvisa, são totalmente contraindicados. O ideal é que a mãe espere até o bebê nascer para fazer o procedimento”, declara o ginecologista Jonathas Soares.
Comentários
Postar um comentário